segunda-feira, julho 03, 2006

dióniso

nietzche falava do estado apolíneo e dionisiaco. penso que a generalidade das pessoas sabem do que se trata, pois no secundário levémos quase todos com isto. e esta expressão do "levar com isto", não é de modo algum pejorativa. adorei. aos 16,17 anos é do melhor. já kant... mas isso são outras histórias que não vêm ao caso.ora bem, o louco alemão defendia que o estado apolíneo correspondia, de certo modo, à sobriedade e o dionisiaco à embriaguez. e dizia que a verdade vem ao de cima no seu maior esplendor quando o homem está embebido do espirito dionisiaco, a catarse, a revelação. tudo vem ao de cima, a verdadeira natureza do homem. ora isto convém-me sobremaneira. pois quando estou "embebido" desse mesmo espírito, tudo parece fazer mais algum sentido, sinto-me mais eu, e esqueço-me das amarguras e das dúvidas da sobriedade(?). espero que ele tenha razão, e que esse estado revele, se não todas, algumas verdades. fico mais descansado. faz-me sentir melhor. este homem era um génio. ou então, não. se calhar era um alcoólico desgraçado que tentava justificar a sua miséria.

1 Comments:

Blogger perdida em Faro said...

Deixo-te uma frase do NIETZSCHE que gosto muito:
repudia-se o mestre se se continua a ser sempre o discípulo.
Arranja uma âncora só para depois teres a desculpa de te desncorares e arranjares um outro navio, novo e próprio,teu e com uma âncora só tua.

7:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home